Um jantar de confraternização e beneficente acontece nesta terça-feira (22), às 19h30, na sede da instituição, área central da cidade

Maior bloco carnavalesco da Melhor Idade da região entra na avenida às 20h, na Vila Santa Cecília
25/02/2025/
Um jantar de confraternização e beneficente acontece nesta terça-feira (22), às 19h30, na sede da instituição, área central da cidade
Nesta terça-feira (22), a Associação Musical Lira Guarany, uma das instituições culturais mais tradicionais de Campos dos Goytacazes, celebra seus 131 anos de existência com um jantar beneficente e de confraternização. O evento será realizado na sede da banda, localizada na Rua 13 de Maio, no Centro da cidade, reunindo os 28 músicos que integram a Lira e seus familiares. O evento marca mais um ano de tradição e dedicação, educação musical e inclusão social na cidade. A Lira Guarany, além de preservar e promover a cultura musical na região, desempenha um papel social fundamental ao oferecer aulas de música gratuitas para pessoas carentes e adolescentes sem condições financeiras de custear a formação musical. Ao longo de mais de um século, a banda tem sido um importante pilar na difusão da música e na inclusão cultural em Campos.
O presidente e maestro da Lira Guarany, Ésio Ribeiro Amaral, que está à frente da associação há 13 anos, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo. “Estamos completando 131 anos de cultura, trazendo a música para o povo de Campos e ajudando pessoas carentes a aprenderem música. A Lira Guarany faz esse trabalho, permitindo que adolescentes interessados em ingressar na cultura da cidade possam ter essa oportunidade”, afirmou o maestro, ressaltando o apoio da população e da imprensa na continuidade do projeto.
Ésio Amaral expressou seu orgulho em fazer parte da Lira Guarany e agradeceu a todos que contribuíram para o desenvolvimento da associação ao longo dos anos. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa maravilhosa arte que é a cultura de Campos. A todos, meu muito obrigado”, resume.
A educadora artística Karina Gomes, doutora em Políticas Sociais e pesquisadora sobre bandas de música em Campos, ressaltou a importância da Lira Guarany, que completa 131 anos.
“A banda promove a prática cultural de celebrar e manter viva a memória musical da cidade. A Lira Guarany oferece aulas de música gratuitas à comunidade, especialmente para jovens, uma ação de grande relevância social que é pouco divulgada. Sugiro maior visibilidade para esse trabalho essencial na educação musical local”, conclui.
Fonte: divulgação
Maior bloco carnavalesco da Melhor Idade da região entra na avenida às 20h, na Vila Santa Cecília
Se liga na programação dos cinemas da sua região
Iniciativa inédita reunirá datas de eventos de Resende e Itatiaia para facilitar o planejamento de moradores e turistas