Crédito: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende lançou, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, novidades na Biblioteca Pública Dr. Jandyr Cesar Sampaio, que conta com mais de 20 mil livros. Agora, os moradores conseguem acessar o portal e consultar o sistema para fazer consultas ao acervo, efetuar reservas e renovações, bem como acessar, de maneira rápida e facilitada, várias bibliotecas digitais.
O sistema online da Biblioteca Pública de Resende oferece, ainda, a possibilidade de consultar informações como as sinopses dos livros, o histórico de empréstimos, as aquisições recentes e o perfil da biblioteca.
O novo sistema pode ser acessado clicando em: https://movel.phlnet.com.br/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl85.xis&cipar=bibliotecaresende.cip&lang=por&cripto=S. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3354-5031 ou pelo e-mail bibliotecaresende@gmail.com.
– Atualmente, a nossa biblioteca conta com um acervo extenso de 20 mil exemplares. É importante lembrarmos que a grande maioria dos livros que estão hoje disponíveis para a população são doações provenientes dos próprios moradores de Resende, que contribuem para que o nosso acervo cresça cada vez mais. Lembro que, lá no início da nossa gestão, a biblioteca ocupava um imóvel alugado pela Prefeitura. No sentido de reduzir gastos aos cofres públicos, a biblioteca foi transferida para a atual sede. O prédio passou por uma reforma e a biblioteca pôde voltar ao local onde ela foi inaugurada há mais de 70 anos – finalizou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Reformas na unidade
A Biblioteca Pública de Resende funcionava em uma casa alugada. No entanto, em 2018, o prédio onde funcionava a primeira biblioteca passou por reforma e ela voltou a funcionar nesta unidade, na Praça do Centenário, no Centro Histórico. A Biblioteca foi fundada em 20 de agosto de 1948, com a participação do Patrono da Cultura Resendense, Carlos Alfredo de Macedo Miranda.